A HORTA TORTA

Sou a pior cuidadora de horta. Eu faço a horta. Planto a horta. Esqueço o que plantei e aonde. Depois esqueço a horta inteira. Tudo cresce como quer. Alface dá flor e semente,  vem visitantes insetos, aranhas e passarinhos em geral. Fico com pena de tirar as lagartas que viram borboletas brancas que tornam a botar ovos de onde nascem mais lagartas comedoras de couves. Eu me convenço que nem gosto mesmo de couve. Tem as joaninhas, minhas únicas aliadas na impossível tarefa de acabar com pulgões, ainda mais sem nenhum esforço de minha parte. Cada um que coma o que quiser. Não tenho nada com isso. Na minha caótica e comprovadamente ineficaz estratégia, não cobro nada de ninguém, mas também quase não dou. As vezes colho algum tomate, um tempero ou algum chá e me impressiona achar coisas que eu não lembrava de ter plantado... Dizem que quem planta, colhe. Fico pensando que seria bonito se fosse verdade, porque pra colher a gente começa plantando, arrumando, colocando as coisas no lugar. Mas depois que passa o tempo, tem o esforço, o olhar, o cuidar das pequenas coisas, admirar, amar o processo antes de receber - e isso pouca gente está disposta. Assim, que no final das contas, querendo ou não, será preciso recomeçar. Ninguém tem um lugar certo, nem na vida, nem nessa horta torta.

Mari

#entrecriaturasamar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA A DIA, LADO A LADO

POESIA DE GAVETA