CONSTATAÇÕES

1. nada custa menos de 3 ou 4 reais no supermercado;
2. nunca se gasta menos de R$ 50,00, mesmo se a gente só for comprar "um pão";
3. as pessoas estão comprando menos e só as filas do caixa para cestinha são grandes.
4. a crise tá f... mas tem um lado bom que é repensar e reduzir o consumo. Estamos gerando menos lixo e consumindo com mais consciência (se não ambiental, pelo menos econômica - o que acaba refletindo positivamente no Planeta).
6. muitas empresas estão adaptando os seus produtos a esse consumo, criando embalagens "econômicas" e outro relacionamento com o consumidor;
7. muitas pessoas estão optando por comer comidas "de verdade", procurando pequenos comércios, feiras e nunca antes a economia solidária e as trocas foram tão importantes;
Estamos aprendendo e nos adaptando. Isso nós seres humanos fazemos realmente bem.
O ruim é que assim que a crise passar, a gente esquece a lição e volta a consumir como antes, desperdiçar como sempre, gerar lixo como ninguém. Ou será que não?
PS. Algumas cooperativas de triagem de lixo estão reclamando que o material reciclável diminuiu 30%.... Para eles é ruim, claro, mas considerando que a maioria do lixo que a gente produz não é triado nem reciclado (vai pra "lixões" da vida), dá pra gente pensar que é, sim, possível diminuir o lixo que produzimos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA A DIA, LADO A LADO

POESIA DE GAVETA