SABEDORIA

Quase tudo que eu e meus irmãos sabemos sobre amor e empatia, aprendemos com meus pais.

Meu pai, médico, profundamente dedicado aos seres humanos (e não humanos também), conseguiu com seu exemplo diário mostrar o que é se colocar no lugar de alguém quando sofre ou quando precisa de ajuda.

Minha mãe, extremamente dedicada aos filhos e à família, deixou para trás todo suporte emocional da sua família e aventurou-se em terras estranhas, por amor.

Com muito trabalho e dedicação deles, construímos uma família forte, que teve seus bons e maus momentos, e que, muito por isso, permaneceu sempre unida e próxima.

Também tive a sorte de casar com alguém que compartilha dos meus valores e sentimentos e, com bastante esforço, tentamos criar nossos filhos baseados no amor, na compreensão, no diálogo e na empatia.

Mas esse post não é pra contar a história da minha vida, isso é somente uma breve introdução para registrar uma das frases mais bonitas ditas (ou escritas) pelo meu pai e que resume o que penso e acredito.

"Empatia é perceber o outro, paciência é tolerar o outro. Empatia é altruísmo. Vejo-te com teus valores e emoções por isto te aceito. Paciência é egoísmo. Vejo-te a partir dos meus valores e emoções, mesmo assim te suporto." César Faria Corrêa

Então, o conselho do dia é que, se possível, você tenha paciência, mas tenha, ainda mais, empatia.



Comentários

Luiza disse…
Lindo e emocionante demais este texto, não só porque faço parte dele, mas pela sensibilidade e emoção expostas sem pudor. Que este amor seja eterno!

Postagens mais visitadas deste blog

DIA A DIA, LADO A LADO

POESIA DE GAVETA